NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ENTÃO É NATAL!

Quem quando criança não esperava com ansiedade a chegada do Natal? Numa infância pobre e humilde, este é o dia marcado para se receber presentes, brinquedos, chocolates, uma roupa nova, um sapato novo. Isso, quando os pais ainda tem condições de fazê-lo. Lembro como esperava por este dia, a hora de procurar pela casa, a caixinha do Papai Noel. Com esta caixinha, um carrinho ou uma bola de plástico... Às vezes, um sapato novo, que usava dias dentro de casa, acostumando o pé pra não fazer bolha na missa de Natal.
O tempo passa, a gente cresce, a inocência de criança se vai, mas a ansiedade do Natal continua. Agora, gente grande, o Natal é outro tipo de ilusão. Agora, é festa, folga, férias, descanso, 13º salário. Motivo pra ir no shopping, gastar dinheiro, comprar presentes. Fazer dívidas! Afinal, é pra isso que serve o Natal, um motivo para se gastar, numa semana, todo dinheiro ganho com o 13º.
Chegado o dia, Feliz Natal prá cá, Feliz Natal prá lá! Todos felizes, comendo e orando, digo comemorando. Todos são amigos, esquecem-se as divergências. No dia seguinte, resta limpar a sujeira, ressaca, dor de cabeça, um pouco de depressão. Hora de ver o extrato bancário, fazer contas pra ver o rombo e a sobra pra festa de final de ano. Isto dá um novo ânimo! Se não há dinheiro, lembramos do cheque especial, cartão de crédito. 
Depois de repetir tudo, não tem mais jeito!  Não dá mais pra fugir, não dá mais pra se iludir. A festa terminou, a vida boa, a magia se foi. O mundo de ilusão ruiu. É hora de recomeçar, a realidade está aí. O espírito de Natal sumiu! Só resta olhar o calendário, programar o próximo Natal e torcer para não cair num final de semana. 
Apesar do Natal ser simbólico e a data fictícia, o espírito de Natal realmente mexe com as pessoas. Ficamos mais bonzinhos, mais filantrópicos, mesmo que seja com um pouco hipocrisia. O que interessa é que funciona! 
Por quê não conseguimos levar adiante, prolongar este período, esta trégua? Durante o ano todo, deixamos aflorar nosso instinto de sobrevivência. Depois, durante um período marcado, deixamos de lado nosso lado animal e nos tornamos mais humanos. O que nos faz tão diferentes? É como se tivéssemos dupla personalidade. O que nós somos afinal, ainda animais, ou quase humanos? É como se baixássemos a guarda. Parece que nestes dias não ficamos na defensiva. Não precisamos nos defender de algo. Relaxamos e deixamos o que vem do nosso íntimo aflorar. O que vem de dentro de nós, é limpo, é puro e esperamos que todos sintam o mesmo. Nossa caminhada ainda é longa! Para agirmos com espírito sempre, falta muito. Pensemos nisto neste Natal!
Para não parecer demagogo, aos meus seguidores e eventuais leitores, um breve Feliz Natal! E um próspero Ano Novo! Vem aí um 2012 que promete! Uma nova era nos espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário