NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PRECISAMOS CARREGAR A CRUZ!

Toda vez que acontece um fato, sejamos simples espectadores ou personagens, podemos encará-lo como mais um acontecimento, mais uma história a ser contada. Mas também podemos ir além, podemos tentar entender o motivo deste acontecimento e o significado que ele tem. Aliás, é isto que deveria ser feito, com cada ponto, cada vírgula que acontece conosco, ou ao mundo a que pertencemos, seja na vida particular, familiar, na sociedade, no planeta. Nada é por acaso!
A história da humanidade, a criação deste mundo, a vida de Jesus, fatos narrados na Bíblia, assim como fatos que acontecem diariamente na nossa vida, na vida em sociedade, acontecem e não podem ser negados. O que é preciso saber e é muito importante que tenhamos isto sempre em conta, é que uma história pode ser presenciada, analisada, contada de diversas maneiras. Isto depende do "ponto de vista" de cada pessoa envolvida, depende dos pormenores, dos detalhes do fato que são conhecidos e principalmente, do estado de consciência, da visão holística que temos, de tudo que está envolvido neste fato. Quantas vezes já não aconteceu de sermos mal interpretados, mal compreendidos ao expressarmos nossa opinião sobre um assunto qualquer. Isto acontece por causa das diferenças, intelectual, mental, emocional ou espiritual, das partes envolvidas.
Num momento de dificuldade, acabei desabafando com um desconhecido que apareceu "por acaso" em minha vida. Como eu tinha uma visão ultrapassada da vida, principalmente no que se tratava à espiritualidade, comentei que achava que a causa de tudo poderia ser a minha vivência "em pecado" com minha companheira. Segundo a Bíblia, um homem e uma mulher só podem viver uma vida conjugal sendo casados na Igreja, perante Deus. Este homem, tinha uma visão diferente da minha e me fez ver que este poderia ser o último dos motivos destas dificuldades. O que poderia influenciar, seria mais o meu sentimento de culpa, a minha compreensão errada de "pecado", do que o fato em si. Tudo é uma questão de visão, de interpretação. Uma interpretação errada, ou um fato divulgado sob um ponto de vista errado, pode causar mais mal do que o significado real ou simbólico que ele pode ter. Por isso, cuidado com os comentários da vida alheia!
Mas o que eu quero tentar mostrar, é como uma interpretação pode mudar o sentido das nossas imaginárias dificuldades, ou do sofrimento que pensamos ter em nossas vidas.
A vida de Jesus pode ser vista como uma história sofrida, emocionante, heróica, sacrificante, ou tantos outros objetivos que queremos adicionar. Pode também ser interpretada como uma mensagem simbólica, uma história a ser pensada, analisada, atualizada. Todos seus passos, sua morte na cruz, a ressurreição, tudo pode ser simbólico. Há quem diga que o ser chamado Jesus, morreu de morte natural, aos 64 anos. Há quem diga também, que o tempo ideal de convivência entre homem e mulher, é o tempo suficiente para que ambos possam aprender o que cada um tem a ensinar e para isto não são necessárias as formalizações. Estas são verdades conscienciais, isto é, dependem do estado de consciência de cada pessoa. Quando será que poderemos aceitar estas verdades? Quando será que poderemos dizer que sabemos da verdade? Há tantas  verdades, quanto estágios evolutivos. Dificilmente, hoje aceitamos certas verdades que nossos pais contavam quando éramos crianças. E assim sempre será. Amanhã provavelmente você não mais aceitará como verdade, o que acha ser certo hoje.
Um dos motivos do nosso atraso espiritual, é um erro de interpretação. Quantas vezes ouvimos falar de pessoas, que dizem ter conseguido determinada coisa, um bem material, uma situação de conforto material, ou um sonho alcançado, com muito sacrifício! Sacrifício no sentido de renuncia, de sofrimento. Renunciou a quê? Sacrificou o quê? O correto seria falar, com muito sacro-ofício, no sentido de ofício santo, sacro. Um trabalho de elevação, de crescimento, de evolução. Se nós fizermos um sacro-ofício, nós receberemos uma compensação, teremos uma graça alcançada, conseguiremos como recompensa a situação, o bem almejado, mas também teremos nos elevado espiritualmente.
Este é o desafio da vida. Fazer de nossa vida, em todos os momentos, um momento sacro, santo, de elevação, de crescimento. Podemos continuar fazendo tudo igual como antes, mas com outro sentido, sempre pensando no crescimento, na elevação espiritual e não na compensação material. Precisamos saber que qualquer situação que estamos passando, todo sofrimento ou dor que estivermos sentindo, tem um motivo, tem uma razão de ser. Se passarmos o tempo desta situação, deste sofrimento, desta dor, pensando que ele é um período de sacro-ofício, de elevação e como consequência elevarmos nosso pensamento à fonte suprema, tudo será mais fácil. Então, "o jugo lhe será leve".
Jesus, no caso, encarou aquele período como um período de sacro-ofício e não como um sacrifício. Ele fez, pensando em elevar, em santificar. Ele fez pensando no Pai. Ele não fez uma renúncia. Ele iria renunciar a quê? A esta vida material, que Ele sabia que é pura ilusão, que não é a verdadeira vida?
Nós sempre encaramos a vida, como sendo uma vida de muito sacrifício, de muita luta, de muita dor, por isso nós sofremos. Devido a este sofrimento, a esta dor que sentimos, tendemos a ficar parados, não nos esforçamos. Seguir adiante dói, machuca, cansa. Se não nos esforçamos, se ficamos parados, não temos recompensa, não alcançamos a graça. Se formos obrigados a seguir e seguirmos sem dedicar esta luta, esta dor, este sofrimento à fonte, ao Pai, estaremos sofrendo à toa. Estaremos perdendo tempo, pois a compensação material que talvez se consiga,  não vale nada perante Deus.
A maioria de nós, não consegue proceder da mesma forma que Jesus. Diante de qualquer dificuldade, desistimos, reclamamos da sorte, nos sentimos injustiçados. Mal sabemos nós, que estes momentos, são oportunidades que nos são dadas, para provarmos o nosso amor ao Pai. Até pequenas coisas não conseguimos fazer. Reclamamos por andar a pé, por tomar banho frio, por não termos a roupa da moda...
O que Jesus fez, não irá nos salvar. Nós ainda não estamos salvos! Ele só nos mostrou o que precisamos fazer. Ficamos glorificando, exaltando Jesus, pensando que tudo está feito e esquecemos de fazer a nossa parte! Não é por acaso que somente dez porcento da humanidade está apta para viver o novo mundo. Temos que carregar nossa cruz, oferecendo-a como sacro-ofício! Ninguém irá fazer por nós, o que precisa ser feito. Jesus, fez a parte D'ele e como recompensa, "subiu ao céu". Nós, queremos o céu sem esforço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário