NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DEUS É COMUNISTA!

Num tempo tempo em que ainda procurava respostas, comprei um livro que falava das religiões, de crenças, desde os tempos remotos, nos cinco continentes. Este livro tinha em torno de 400 páginas, ia de A a Z. Não cheguei a ler todo. Não precisei. A essência do livro era uma só: O  Homem sempre precisou de um Deus, algo ou alguém superior. Sempre buscou explicações para sua incógnita realidade. Em todos os povos, núcleos, em qualquer lugar, há uma necessidade de respostas, que expliquem, que justifiquem nossa existência. Algo que nos ampare quando precisamos, que ajude nos momentos de dificuldade. Que compartilhe conosco os momentos de alegria, ou até que nos censure nos momentos impetuosos. Seja este Deus um arquétipo do Homem, um astro, um animal, ou uma escultura. Até os ateus precisam deste algo superior, mesmo que seja seu chefe ou então seu próprio ego. Inconscientemente, o Homem não sabe viver sozinho, ou não consegue viver só.  Psicologicamente, o Homem não é auto suficiente.
Um dos principais objetivos deste meu "serviço", é desmistificar um pouco este Deus, que procuramos, que "sabemos" que existe, que necessitamos. Trazê-lo mais perto, simplificá-lo, mostrar como Ele atua, como funciona, como está presente no nosso dia a dia, como podemos auxiliá-lo a ser nosso companheiro e amigo.
Nós geralmente temos a ideia de separação. Nos separamos em grupos, classes sociais, raças, patrão e empregado, governo e povo, intelectuais e ignorantes, pobres e ricos, comunismo, capitalismo, etc. E não deve ser assim. Temos um exemplo no céu. Planetas giram em torno do sol, este em torno de uma estrela maior, todos juntos formam uma galáxia, que também tem sua forma. Cientistas já prevêem a junção de galáxias em bilhões de anos. Enfim todos formam um e o uno é formado por todos. O próprio nome Uni-verso já diz isso. E o que quero destacar, tudo funciona em perfeita harmonia.
Assim também pode ser aqui embaixo. Enquanto tivermos a ideia da separação, não poderemos ser unos com a fonte, unidos com Deus. Temos que ter claro a ideia que, o que eu faço afeta o todo. Se eu melhorar, melhoro o mundo e se em consequência o mundo melhorar melhora para mim também. Deve haver reciprocidade.
Se olharmos bem, o universo é comunista! Deus é comunista! Porquê tudo é Ele e tudo que é d'Ele é usado por todos. É doado para todos. É nós que somos ego-istas, queremos dividir as coisas d'Ele. Pode ou ganha mais aquele que for mais ego-ista, que tiver mais ambição.
Lembro-me do tempo que havia ainda a União Soviética, que compunha o bloco "comum-ista". Havia uma tal de guerra fria declarada entre os dois blocos, comunismo e capitalismo, este representado pelos Estados Unidos. Hoje já temos o socialismo, que "seria" um meio-termo ideal. Alias, nós brasileiros também fomos afetados por esta divisão. Quem é da minha época lembra do período da "dita-dura". Período em que os militares "salvaram" o país do comum-ismo.
Vejam como o consciente coletivo  influi no individual. Eu nasci em 63 e passei minha infância e adolescência neste período. Na prática não fomos "afetados" por nada porquê pra nós tudo era normal, mas até hoje tenho um certo medo da polícia militar. Embora não tenha presenciado, participado de nada, o temor, o "clima" instalado na época, no coletivo brasileiro, me afetou de um certo modo.
Por falar nisto, se não me engano, até a igreja era contra o comunismo. Falava-se do diabo/inferno vermelho, que tinha que ser dominado. Parece até que usavam a própria bíblia para justificar isto. Vejam bem o paradoxo.
Mas, seguindo o raciocínio. Se Deus é comum-ista, por quê nós, que seriamos parte d'Ele, não somos, não queremos, não conseguimos? Por quê esta ideia de "o que é meu é meu"? E tem uns que ainda acrescentam, "o que é dos outros também quero um pouquinho"!
Lembram que falei numa postagem anterior, que nós, seres humanos, temos vários núcleos? Temos o ego, que é o eu ( a parte individual, nós). Temos a alma, que já é pura, que na verdade é o nosso Deus individual, depois vem a mônada, o regente e o divino.
É justamente esta separação, esta distância, que existe entre o ego e a alma, que faz com que seja assim. Para não ser repetitivo leia COMPREENDENDO DEUS III (Jun/11).
Quanto menor a distância entre o ego e a alma, mais comum-ista será a pessoa. Começamos a ter uma visão diferente das coisas, do mundo, da vida e não damos tanta importância ao ter, à posse. Deixamos de ser tão ego-istas para sermos mais comum-istas. É claro que não precisamos sair distribuindo as coisa por ai, por mais radical, comum-ista que sejamos. Se bem que, há pessoas que o fazem, ou já fizeram isto. Alguns, hoje são "santos". Isto vai de cada pessoa. É decisão individual. Não devemos e não podemos julgar. "Não julgais", está escrito.
Sempre tive esta ideia. Queria ser rico, para poder ajudar os outros. Um dia, um amigo me chamou à atenção. Ele participava esporadicamente de reuniões espíritas com sua mãe. As coisas não eram bem assim. Cada um tem um caminho a trilhar e dentro dele tem suas provas e seu próprio karma. Podemos dar o peixe, mas também devemos ensinar a pescar. Esta é uma frase feita, mas que pode ser aplicada aqui. Agora, esta é uma frase minha, eu sempre quis falar isto (ah, meu pequeno ego). "Não adianta por água em balde furado".
Por quê o comunismo não deu certo? Por causa do ego. O ego impulsiona. O ego precisa de incentivo. Ele quer aparecer, se destacar, quer ser visto, ele tem ambições. No comunismo, não há espaço para isto. O produto, o bem, o resultado do que é produzido é comum, é de todos. Ainda não estamos preparados para isto. Ainda não somos bons o bastante.
Num ser que já sofre a influência da alma, não há mais tanta ambição. Não é que ele deixa de querer. Ele só quer o necessário. Também não há a necessidade de aparecer, de se destacar. O que ele faz, faz por e com prazer. Não faz para si, faz para Deus. Ele gosta de se doar. Ele sente prazer em servir. Cuidado com pessoas que "gostam de ajudar" mas, querem ser reconhecidas por isto, isto é demagogia.
Esta distância entre ego e alma deve ser encurtada, esta é nossa tarefa. Devemos achar nossa social-democracia interna. Fazer o trabalho vagaroso de aproximação ego/alma. É um trabalho de Hércules.(leia  Os 12 Trabalhos de Hércules).
E, quem sabe, um dia o mundo será comunista! Provavelmente não estaremos aqui para ver. Não nesta vida. Não neste corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário