NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A VERDADE NO MOMENTO ATUAL.

Hoje, pela primeira vez, alguém pediu minha opinião sobre um assunto espiritual. Esta pessoa sabe que tenho um blog e que escrevo sobre este assunto, mas sei que nunca leu nenhuma postagem minha. Se lesse, sei que no outro dia ela me olharia de outra maneira. Quem lê o que escrevo, não me reconhece na vida real, quem me conhece na vida real, não me reconhece no que escrevo.
Muito religioso que é, sempre na tentativa de seguir a "sagrada escritura", meu inquisidor está preocupado com o procedimento correto, em relação a ter desejos, vontades, pensamento positivo, livre arbítrio e quis saber minha opinião. Já não basta a vida cotidiana ser cheia de dúvidas em relação ao que é certo ou errado, também na Bíblia há certas situações antagônicas, que deixam dúvidas.
Sempre é bom lembrar, que qualquer coisa que é dito ou escrito por alguém, em qualquer situação, reflete o estado de espírito que esta pessoa está, naquele momento. Sempre passamos por altos e baixos, mas também, se estivermos em constante evolução, não há momento igual. Se alguém alegar que nunca mudou de opinião, está mentindo ou  ficou parado no tempo. A nossa verdade, a interpretação que fazemos do mundo em que estamos incluídos, não pode ser fixa, ela muda a todo momento, devido às variáveis que são incluídas com a ampliação da nossa consciência, do nosso conhecimento, com o que aprendemos no nosso dia a dia. Podemos também ter variações de humor, que alteram nosso estado de espírito e influenciam nossa maneira de enxergar o mundo e nossa maneira de nos expressarmos diante de certas situações.
Como achar o ponto de equilíbrio espiritual, como saber o que é correto, como proceder por exemplo, diante de duas afirmações: "Pedi e recebereis!", ou, "Que seja feita tua vontade e não a minha!" Uma fala que podemos ter vontades, desejos, e a outra, que deixemos nossa vida à mercê da vontade de algo ou alguém superior, que acreditamos existir.
Dentre os inúmeros tipos de caráter e personalidades existentes, existe realmente algumas pessoas que se preocupam em agir de modo correto, em fazer as coisas certas. Influenciadas ou não pelo temor, ou simplesmente pela ideia da existência de um Deus, procuram trilhar o caminho do bem. O caminho que nós trilhamos até aqui, foi longo e não se resume apenas a nossa idade cronológica, medida em anos desta vida terrena. Está encrustado em nós, estão cristalizados em forma de hábitos, caráter, personalidade, ego, centenas de vidas terrenas, vidas em outros planetas, outras galáxias e talvez também em outras dimensões. É praticamente impossível nos tornarmos santos ou deuses de uma hora para outra, nesta vida ou numa vida. Embora a situação planetária deste momento seja propícia para um desenvolvimento espiritual mais acelerado, não adianta esperar por milagres. O aprendizado, as experiências por qual passamos, no fundo fazem parte da nossa evolução e são necessárias. Nossa evolução é lenta, principalmente se a medirmos na forma de anos terrestres.
Qualquer comentário, esclarecimento, exposição ao que nós somos na realidade, seja como ser humanos, consciências, ou como qualquer parte individual que faz parte deste universo e do cosmos, é difícil de ser feito de forma compreensível. Não há parâmetros, não há situações análogas, que possam servir de exemplo, de comparação. No meu caso, uso muito expressões e situações bíblicas, a vida do ser chamado de Jesus, para que possa servir de base para compreensão. Fora do cristianismo, há outras linhas de pensamento, religiões, a sabedoria chinesa, a sabedoria indiana, a filosofia, que também têm sua forma de explicar a vida, o mundo, o universo. Mas a vida, o mundo, o universo não se resumem a estes últimos dois, cinco ou dez mil anos. Milhões, bilhões de anos já se passaram, já vivemos. E antes de Jesus, como era? Em outros planetas, outros mundos como é? Como se entende, como se explica a existência do universo, a participação da vida humana na complexidade cósmica em outros mundos, outros planetas? Como eles encaram isto?
Pra nós, no nosso planeta, entendemos, compreendemos a vida como nos foi e é ensinado nas escolas, nos livros. A teoria de evolução, etc, etc, ou então sendo o mundo criado em 7 dias, como nos ensina a bíblia. Não vou nem falar mais sobre isto, estou cansado de bater na mesma tecla. Diante da imensidão deste universo, do espaço cósmico, o que nós sabemos, o que nós entendemos, o que nós conseguimos compreender, ou o que nos é enfiado mente a dentro, fazendo uma analogia, não passa de matéria de jardim de infância, história pra boi dormir.
Não existe uma verdade única. Existem verdades a serem aplicadas, exercidas, em cada fase da nossa evolução. Até a bíblia contém  um exemplo disto. Antes de Jesus, que veio instituir a lei do amor, prevalecia o velho testamento, que era mais no "olho por olho, dente por dente"! A verdade sobre a criação do mundo, da vida, como nós a conhecemos, seja como teoria da evolução ou na forma bíblica, precisa ser superada. Precisamos sair do jardim de infância e passar para a fase seguinte.
Chegará um período da sua vida, da sua eternidade cósmica, em que "conhecerás a verdade e ela vos libertará" de tudo isto a que está preso neste momento. Este mundo de ilusões, estas crenças, estes medos, esta dificuldade de aceitar coisas novas, como estas que estou dizendo agora, serão superadas. A nossa jornada cósmica, é parecida com nossa caminhada nesta vida, numa encarnação humana. As criancices de criança, as loucuras e a intempestividade da adolescência, a sabedoria da velhice, mostram também como é nosso crescimento espiritual cósmico, sempre crescente, sempre evolutivo.
É praticamente impossível viver em sociedade, como a nossa, levando uma vida muito certinha. Geralmente, quando somos assim, somos um pouco excluídos do mundo considerado "normal" e as consequências disto, podem ser piores do que uma vida regrada. O que falar de algumas religiões, que são contra o controle de natalidade, contra o divórcio? Preferem filhos famintos, com problemas psicológicos devido o ambiente familiar desestruturado, baseados numa verdade questionável! Lógico que o ideal deveria ser diferente! Deveria ser tudo certinho, perfeito, mas não é! Os humanos de agora ainda não estão prontos para isto. Estamos atrasados!
As nossas emoções e a nossa razão, foram creadas por uma vontade superior e precisam ser superadas, assimiladas, vividas, experimentadas, sem isto não há evolução. Aqui neste mundo, se sairmos do caminho correto, existe o carma para voltarmos ao equilíbrio. A vida aqui é pra ser vivida de modo pleno, mas lógico, sem exageros. Longe de mim ser um anti-cristo, ou um falso profeta, dizendo que tudo é permitido. O que importa na realidade é nossa essência, o que somos lá no fundo. Alguns pecadinhos não fazem mal a ninguém. Na dúvida, existe sempre um norte a seguir. No nosso estágio evolutivo, nosso norte é o coração.









Nenhum comentário:

Postar um comentário