NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UM CAMINHO SEM VOLTA.

Uma vez li num livro, “o caminho espiritual é um caminho sem volta”. Na época, não compreendi muito o que isto queria dizer, pois pra mim espiritualidade significava ir à igreja, rezar o Pai Nosso, seguir os 7 mandamentos, temer à Deus, etc, etc.  Mesmo não praticando muito o que disse, acho que nunca transgredi muito o que eu compreendia como “ser cristão”, embora me achasse um pouco pecador.  Cá entre nós, se tu for vê, pra gente seguir a bíblia do jeito que a entendemos normalmente e o que falam os padres e pastores, a vida da gente seria um pouco limitada, vocês não acham? O pior, é que tem gente que se mostra  "santo", andando por ai com a bíblia debaixo do sovaco e por detrás dos panos é um verdadeiro safado. O mundo está cheio destes hipócritas.  Se eles soubessem que nada disso é preciso ...
No meu tempo de colégio, tínhamos aula de moral e cívica e o professor dessa disciplina, professor João, que era um cara muito “certinho”, tipo família modelo, falava com orgulho, do tempo em que era militar. Eu ainda não tinha muita noção dessas coisas, mas hoje, vejo que nele ainda haviam resquícios do tempo da ditadura. Mas, tem coisas que não se esquecem e ficam marcadas na  vida da gente. Lembro que um dia ele falou:  “... e cuidado com o que vocês fazem no banheiro!” P_ta me_da  pensei, como é que ele sabe o que a gente faz escondido!  Como ainda tinha a visão limitada, minha consciência era do tipo balão murcho, de primeiro assopro, não compreendi a grandeza daquela frase. Não sei também se ele tinha a noção dessa grandeza, mas ela cabe certinho pros hipócritas  deste mundo.  Não só em termos de espiritualidade ou de religião, mas em todos os sentidos. “Cuidado com o que vocês são na verdade”!
Não dá pra “escapar” desta verdade. Não adianta querer "mostrar" o que não somos. Nos dias de hoje, fala-se, usa-se muito o tal de marketing, para “pintar” uma imagem ideal. Existe até o marketing pessoal! Há até uma frase: “a primeira impressão é a que fica”. Tudo isso mostra a ignorância e hipocrisia do ser humano, sempre com o pensamento de ludibriar, de ser auto-suficiente, poderoso, dono de seu destino. São essas pessoas que vão à igreja e se dizem feitos “à imagem de Deus”. São essas pessoas, “os vencedores” deste mundo, que se proclamam líderes e exemplos a serem seguidos. E muitos, os seguem .
Não há falsidade que dure para sempre, cedo ou tarde a máscara cai e o “monstro”, o “capeta”, ou o idiota se revela. Tem casos em que a pessoa é tão idiota, que faz verdadeiro papel de bobo diante de uma pessoa mais vivida, com um pouco mais de “experiência”. Nestes casos a verdade se revela no primeiro instante. Apesar de, como disse, ter sido uma pessoa mais humilde, daquele tipo que tenta ser certinho, sei que por muitas vezes fiz esse papel de idiota. Encarem isto como um desabafo. A grandeza que estas pessoas tiveram em não me dizer isto “na cara”, nestas situações, procuro ter hoje.
Podem me achar um pouco radical, dizendo todas essa coisas, mas por quê vocês acham que o mundo está assim, praticamente inabitável? O ser humano não tem noção do lodo, do lamaçal em que está afundado. Não achem que quero dar uma de “santinho”, pois ainda me incluo nessa. Mesmo sabendo parte da verdade, sei que ainda tenho certas atitudes que deveriam, poderiam ser melhoradas, uma delas é quanto ao consumo de carnes. Uma coisa é saber, outra é fazer, mudar hábitos. Também, não dá pra ser tão diferente dos demais. Ser "diferente" já marca, imagine ser 100% correto! As coisa devem acontecer, mudar, paulatinamente, pra não causar impacto. Além do mais, vivendo neste mundo, estamos sujeitos às leis e ao carma coletivo deste planeta.
Existem duas situações. Uma, em que se tem plena noção dos atos. Quando se tenta enganar, tirar proveito. Outra, em que por falta de consciência, por falta de visão do todo, por falta de conhecimento, da verdade, por não conhecer o processo no qual está inserido, participando como coadjuvante, temos estas atitudes "erradas" e encaramos isso como sendo normal, do “sistema”, da sociedade, da religião. Estes são os “inocentes”.
Partindo pro lado da espiritualidade, da religião, de Deus, temos a situação que todos os cristãos, os “ratos de igreja”, sabem, dizem, repetem:  “Deus tudo sabe e tudo vê”. O Deus de cada um, nossa alma, sabe tudo e vê tudo. Bobo daquele que pensa que é o esperto, ou os que se intitulam “bom de papo”. Não há nada que não seja sincero, que escape do retorno do carma, cedo ou tarde teremos que acertar as contas. Então vêm as crises, os problemas e vamos “encher o s-co”, de quem não tem nada com isso.
Acredito que meu incurso na vida espiritual, começou quando era moleque. Acho que devia ter entre 13 ou 14 anos. Lembro que estava no meio de uma plantação e comecei a pensar na situação f-d-da em que a gente se encontrava. Nosso pai não era de ter muita ambição, tendo um lugar pra morar, o que comer, estava tudo bem. Eu tinha pena da minha mãe, que via outros vizinhos com casa iluminada, com energia elétrica, geladeira, televisão e nós ainda no tempo do ”liquinho” a gás. Pra nós, já foi uma grande conquista, passar do  lampião de  querosene para gás.
Lembro-me que naquele dia eu olhei pro céu e pedi pra Deus por quê: -Por quê uns tinham muito, ou tudo que precisavam enquanto nós tínhamos pouco, ou quase nada. Se todos éramos filhos de Deus, e se Ele nos amava como filhos, por quê essa distinção? Lógico que não obtive resposta na hora, mas acredito que durante todos estes anos que se passaram após aquele dia, a resposta foi sendo construída. Hoje, 35 anos depois (5x7), posso dizer que a resposta foi dada, está completa.
Muita coisa aconteceu neste período, houve tempo de alegrias, tempo de tristezas, tempo de dúvidas, de esclarecimentos. Mas, sei que durante todo este tempo, a vida foi me direcionando para situações em que por experiência, pudesse compreender o verdadeiro significado da vida.
Há pessoas que falam: “Deus falou comigo”, “tive uma visão”, etc, etc. Nada disto aconteceu comigo. As formas de “contato”, de apoio, de incentivo, geralmente se deram através de livros, sonhos, ou pessoas. Alguns me consideram meio maluco por causa das coisas que escrevo. Há os que acham que estou assim por causa das coisas que li. Muito pelo contrário, os livros que li foram que me impediram de ficar maluco. Eles me fizeram ver que não estava sozinho, que o que pensava, o que sentia, era real. Deram-me o “apoio”, a compreensão que não tive de ninguém, nem do "meu" psiquiatra. Por falar nisso, recebi alta do psiquiatra, como todos, ele não sabe do que estou falando, mas não me considera perigoso.
Por mais que quisesse, nunca “falei” com Deus, ou qualquer santo que aparecesse como imagem, nem com extra terrestres. Nunca vi disco voador, nem ET. Não recebi mensagens cósmicas de extra terrestres, nem fui visitado por um espírito. Meu contato sempre foi com meu interior e as respostas sempre me foram dadas por este caminho. Não é preciso ver, falar, para ter certeza. A convicção se forma, devagarzinho e hoje ela é forte, inabalável como uma rocha. Ou como li uma vez num livro, “firme como aço”.
Hoje, falar de vida cósmica, de vida em outros planetas, em outras dimensões. Interpretar a bíblia de maneira diferente. Encarar a vida de maneira diferente, com outro sentido. Ter outra visão de Deus, do mundo, do universo é para mim perfeitamente normal, assim como qualquer pessoa fala do seu assunto preferido. Anormais, eu poderia considerar os outros, mas prefiro crer que, tirando os espertos, os safados, os hipócritas, os demais, somos todos inocentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário