NADA É POR ACASO

SE VOCÊ CHEGOU POR ACASO, OBSERVE SEU MUNDO INTERIOR, ELE QUER CONVERSAR COM VOCÊ.

SE CHEGOU POR CURIOSIDADE, VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MESMO.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NO TEMPO DO MEU PAI ...

Se dependesse do meu pai, hoje talvez eu seria um semi-analfabeto. Meu pai não era muito a favor dos estudos. Quando era moleque, lembro que uma vez ele me pediu pra calcular a metragem cúbica de uma torra de madeira. Quando falei que não sabia, que ainda não tinha aprendido, ele me respondeu:
- Não sei pra que vai na escola!
No tempo do meu pai, alfabetização, estudo, se resumia em aprender à escrever o nome e somar, diminuir, calcular as coisas necessárias no uso diário de um trabalhador do campo. Mas ele sabia calcular quantos metros cúbicos tinha uma torra de madeira, eu não! Na minha época, a necessidade já era outra, era preciso ter o 2º grau e saber datilografia. Não sei se meus filhos sabem calcular o que meu pai sabia. Sei que eles não fizeram datilografia, o tempo deles já é de curso superior e informática. Sei que eles não têm a dificuldade que tenho, com essa tecnologia da informação. Queria ver meu pai, agora!
O mundo muda, as coisas mudam, as necessidades mudam e as responsabilidades também. Quanto mais você sabe, mais responsável fica. Cada um na sua área, no seu tempo. Cada macaco no seu galho!
O mundo do meu pai, era do tamanho da sua consciência. Sua consciência se resumia àquilo que ele sabia. O que sabia, era só o necessário para sobreviver. Talvez por isso, hoje, a necessidade de sobreviver neste mundo, faça com que o ser humano não estacione, se atualize. É uma forma de forçar o estudo, procurar o conhecimento, ampliar a consciência..
Estar neste mundo, é como estar numa estação de trem. Se você não embarca no trem, se não acompanha, fica parado, não segue adiante, não evolui. Se você perde o trem e fica parado no trilho olhando o trem partir, vem outro trem e te atropela e como num acidente real, vira dependente dos outros, do sistema. Então não resta outra coisa, a não ser apelar para a previdência social, ou providência divina.
Viver neste mundo cansa! Não dá pra relaxar. Não dá pra parar e dizer: Eu sei! Teve uma fase da minha vida, que ao passar diante da casa de pessoas mais humildes, eu sentia inveja. Sentia inveja do mundo em que viviam. Saudades do tempo do meu pai. Via aquelas pessoas felizes à sua maneira, sem os problemas, sem os fantasmas que nós criamos, vivendo neste mundo louco, acelerado. Este mundo de ilusões que o Homem moderno criou, não tem como seguir adiante por muito tempo, o colapso é iminente. Já há muitas pessoas paradas no trilho do trem. A previdência social deste mundo está entrando em colapso, literalmente. E a providência divina está se anunciando. As trombetas já soaram!
Pra sobreviver neste mundo é preciso estudar, se atualizar, se responsabilizar. Em se tratando da vida espiritual, não é diferente. O objetivo da vida no mundo material, espiritualmente falando, não é o Homem, como ser humano, mas sim o ser humano como espírito. Lógico que tudo são experiências, tanto os maus objetivos e as mal sucedidas, como os bons objetivo e as bem sucedidas. Mas como disse meu pai, será que sabemos porquê estamos neste mundo?
Espiritualmente, o Homem também está parado no trilho. Hoje considera-se espiritual, alguém que frequenta a igreja, sabe rezar o Pai Nosso e lê a Bíblia. Fazem dois mil anos que só fazemos isto! É preciso mais, o tempo do meu pai já passou! De que adianta eu saber calcular os metros cúbicos de um pedaço de madeira, se não me serve pra nada? De que adianta eu saber rezar, frequentar a Igreja, ler a Bíblia, se isto não traz resultados? O mundo tá um caos! Afinal qual o objetivo desta escola da vida? Como ser humano, nossa vida só tem sentido, só vale a pena, se temos um objetivo, se sabemos onde queremos chegar, se temos um caminho a seguir. E o que podemos dizer espiritualmente? Estamos ainda no tempo de acreditar em historinhas de Papai do Céu! Nós somos mais do que isto! ..."Vós sois Deuses"!
Numa visão holística, a vida do Homem neste mundo teima em se manter num círculo vicioso. Vai-se à escola, o professor ensina o novo e ao sair continuamos presos ao velho. Entra-se na Igreja, escutamos o sermão e ao sair, a ambição e a cegueira continuam. Vive-se neste mundo, levamos nossos tombos e ao nos levantarmos, continuamos no mesmo caminho. É preciso prestar atenção na escola da vida! Se alguma coisa deu errado, não é a toa! Se o time está perdendo, mexe-se no time! Se a vida tá uma m..., não é coincidência!
Para se sair de um vício, pra mudar um hábito, é preciso muito esforço. Assim é também nossa vida, é preciso muito esforço para se manter íntegro. É preciso muita consciência para usarmos a empatia. Quantas vezes já o capeta nos levou no cume da colina, nos mostrou o mundo como recompensa e nós aceitamos! E no tempo de deserto, da miséria, das dificuldades, como reagimos? Isto não aconteceu só com "Jesus". Isto acontece todo dia, em todos os lugares, com todos nós. Quantas tentações temos no nosso dia a dia! Quem é bom o bastante para recusar as ofertas? Qual a sabedoria, o conhecimento que temos, para enfrentarmos isto? Andar por aí com a  Bíblia na mão? Jesus não nos salvou, Ele só abriu o caminho para que pudéssemos fazer o mesmo. Ele deu o exemplo. No tempo D'ele, não havia Bíblia. Ele fez o que achava certo, o que vinha do seu interior, escutava a voz que não fala, a voz da alma, a voz de Deus. De nada adianta frequentar a escola, se não aprendemos. De nada adianta ler o evangelho, a Bíblia, o Alcorão, se não praticamos. De nada adianta viver neste mundo se não crescemos, se não evoluímos.
É preciso começar a ver as coisas de outro jeito. Espiritualmente também é preciso ser audacioso. É preciso encontrar o caminho certo, o tempo de escola tá passando. O tempo já não urge, ele ruge. Jogue fora o velho, se atualize, preste atenção nos sinais a sua volta, nos ensinamentos da vida. Seja verdadeiro consigo mesmo e não se mostre "certinho" para os outros. O que era futuro está virando presente. Não aja como avestruz! Um mundo novo, uma nova era está chegando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário